segunda-feira, 2 de maio de 2011

Assessoria de Imprensa para Micros e Pequenos Empreendedores

Costumo dizer que a Assessoria de Imprensa "parece ser coisa" de empresa grande, e que as pequenas acham que só vão poder contar com uma, quando ficarem "grandes", mas que na verdade todos podem ter uma Assessoria de Imprensa e Comunicação, só vai depender de onde sua empresa quer chegar. As vezes, por fazer parte de um mercado ainda em crescimento, ou sua empresa ser de um nicho específico fica mais fácil atingir o público e direcionar as comunicações.

O que as pessoas confundem um pouco é o fato de estar na mídia e a propaganda. Assessoria de Imprensa não é propaganda, é muito diferente disso, porque a primeira pessoa que temos que comunicar sobre a sua empresa, seu negócio, é o jornalista e não a área comercial do veículo de comunicação. Vamos dizer que a segunda opção é muito mais negociável que a primeira! Porque o jornalista de redação recebe milhares de informações diferentes diariamente e para ele fica muito mais difícil  enxergar a relevância de cada uma delas, e aí entra o papel do Assessor de Imprensa. Que com suas conexões e poder de persuasão consegue fazer o jornalista ver o diferencial daquela notícia que poderia passar despercebido entre outras tantas.
É verdade também que tem crescido muito o número de Assessorias independentes por aí, e que o jornalista está cada vez mais sendo “bombardeado” com notícias, mas o diferencial é a qualidade de cada uma.
Por isso, o primeiro passo para o empresário saber se precisa de um assessor de imprensa é saber se o que ele produz, faz é diferencial no mercado, traz notícias relevantes, que iriam chamar a atenção da mídia, porque as vezes, o obvio pode parecer notícia e não é, e vice-versa. É um mundo em constante mudança: de interesses, de assuntos e principalmente de profissionais capacitados.
Para o assessor “jogar” a notícia no meio das redações não é tarefa difícil, o difícil é fazer com que ela seja publicada com o respeito e a seriedade que merece cada assunto, cada editoria, sem parecer propaganda, ou matéria paga, gerando mais credibilidade para o seu trabalho e a marca do seu cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário