sexta-feira, 22 de outubro de 2010

"Superbactéria" vem da falta de informação

As pessoas quando recebem a prescrição do médico de um antibiótico, ao sentirem uma melhora, abandonam o tratamento. Ou pior, as vezes, há uma sobra de comprimidos na farmacinha em casa e usam o que tem, e não realizam o tratamento completo conforme prescrito. Essa prática só reforça as bactérias colocando não só o paciente mais toda a população em risco, uma vez que há chances de um dia os antibióticos disponíveis no mercado não fazerem efeito, que é o caso desta superbatéria. É um grande prejuízo para a saúde pública.

O CRF-SP tem feito várias ações nesse sentido de precaução, seja para população em geral com distribuição de folders explicativos em parques e pedágios ou também para os profissionais prescritores e farmacêuticos com palestras em todo estado.


Segundo a OMS, se não houver um controle rigoroso da utilização de antibióticos a população poderá ficar sem defesa contra as bactérias que causam infecções. Nesse sentido, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP lança mais uma etapa da campanha pelo uso racional de antibiótico e combate à resistência bacteriana. Regularmente o CRF-SP promove em todo o Estado ciclos de palestras gratuitas em que especialistas irão apresentar o panorama atual do uso de antibióticos, alertar sobre a responsabilidade na prescrição e dispensação correta desse medicamento, além de munir os profissionais com informações que serão imprescindíveis na orientação aos pacientes.
A mensagem da campanha do CRF-SP que deve ficar na mente da população é usar antibióticos apenas com receita médica e orientação do farmacêutico. Usá-los de forma incorreta ou desnecessária prejudica o paciente e torna toda a população indefesa contra infecções bacterianas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário