quinta-feira, 25 de março de 2010

Cansamos! queremos um mundo melhor! por Ana Fontes


Não é de hoje que as pessoas tem dificuldade em reconhecer o que o outro faz bem feito, muitas vezes porque não foi ele próprio que fez.
Quantas vezes não falamos,  porque eu não tive esta idéia? 
Quantas vezes não repreendemos nossos próprios filhos, mas esquecemos de reconhecer e elogiá-los quando fazem bem feito.
Quantas vezes você já ouviu dizer que os profissionais dão mais valor ao elogio, ao reconhecimento, algumas vezes mais até do que ao dinheiro. Pessoas que dizem trabalhar na empresa porque o líder é bacana reconhece o trabalho?
Com certeza todos já passaram por esta situação ou conhecem pessoas absolutamente apaixonadas pela empresa em que trabalham mas decidem sair porque nãos e acham valorizadas e reconnhecidas. Falta elogio!
Li num livro do Paulo Coelho para crianças ( O Gênio e as Rosas) que o mundo poderia ser representado por pessoas andando numa fila indiana carregando bolsas com os defeitos atrás e as qualidades a frente. Ou seja, você está sempre carregando consigo suas qualidades e está sempre olhando os defeitos dos outros, mas seus defeitos são vistos por quem anda atrás de você.
E porque nossa sociedade é tão avessa ao elogio? E tão mais receptiva a reclamação?

Porque uma reclamação contamina até 05 vezes mais do que um elogio?
Porque gostamos mais de ver coisas ruins, desgraças, fofocas do que gente sendo reconhecida?
Porque será que torcemos para o jacaré e não para o Tarzã?
Porque as maiores audiência da mídia são para grandes tragédias ou para grandes fofocas?

O que será que nos faz assim?
Queremos um mundo melhor mas gostamos de ver as desgraças?
Imagine um mundo onde o reconhecimento e o elogio fossem a motivação para que as pessoas continuassem a fazer o que fazem bem feito.
Afinal, tem muita gente que merece elogio e poderíamos construir uma lista sem fim de pessoas conhecidas e também muitos João,Marias, José, Joaquins ,que anonimamente fazem o nosso mundo ser diferente e merecedor de elogios.
Como dizia uma antiga propaganda, devemos repensar nossos conceitos.
Ana Fontes / Diretora
Cel. 11 8426-8009

Nenhum comentário:

Postar um comentário